Não categorizado

Viagem para o Peru: País Participante da Copa América

Resolvi escrever aqui a experiência de uma viagem para o Peru. Decidi fazer essa viagem porque o Peru é um dos países que faz parte da Copa América e tem sido grande atração mundial por também ter uma das 7 Maravilhas do Mundo aqui na América Latina. Minha viagem foi por conta própria no início […]

Minha viagem foi por conta própria no início desse ano, quando o Brasil sedia a Copa América. Aproveitei minhas férias de janeiro e fui conhecer esse país histórico e cheio de cultura. Peguei o avião e fui direto para o Aeroporto de Lima. Chegando lá fiquei um pouco assustado, pois as placas de indicação só estavam em inglês (que não entendo nada) e espanhol (dava para entender alguma coisa), a solução era seguir onde a multidão ia.

Já saindo do aeroporto, teria que pegar um táxi para Miraflores. Todas as informações que eu tinha verificado antes indicava que esse bairro é o mais turístico e seguro de Lima. Enfim, havia vários taxistas na porta do aeroporto querendo cobrar 80 soles, achei caro pois tinha lido que tudo no Peru é barato.

Entretanto vi um ônibus atrás do hotel que tem no aeroporto que dizia Aeropuerto – Miraflores, me aproximei para ver como era o transporte, e sim, tinha como destino Miraflores e o custo benefício era muito melhor do que o táxi, 25 soles, digo isso devido aos serviços que eles oferecem, como carregador USB nos assentos (meu celular havia descarregado no avião), Wi-Fi grátis para informar a minha família que já tinha chegado bem. Ah, o nome do ônibus era Airport Express Lima.

Na hora do almoço decidi saborear o fruto do mar típico peruano mais famoso do mundo, o Ceviche. Para quem nunca comeu antes, estava muito boa, apesar que a pimenta do Peru tem um toque diferente em comparação a do Brasil.

Miraflores foi um lugar inesquecível que ficará para sempre na minha memória. Um dos lugares que não esquecerei será o Parque Kennedy, um parque bastante famoso por ser o lar de muitos gatos. Os moradores do bairro não sabem como eles chegaram lá, porém tem mais de 20 anos que eles vivem no parque.

Outra coisa que comi lá no parque, gostei e é símbolo da cultura peruana foram os picarrones, um doce frito impressionante. Não deixe de experimentar quando visitar o Peru.

No fim da tarde, onde me hospedei encontrei com outro brasileiro, já não me senti sozinho. Ele também estava no Peru a passeio e no dia seguinte já tinha passagem comprada com a Peru Hop. Ele disse que iria para os seguintes lugares:

• Paracas, que tem a Ilha Ballestas e abriga pinguins e leões marinhos.
  • Huacachina, uma das maiores dunas da América.
  • Nazca, ver as famosas Linhas de Nazca.
  • Arequipa, ver o segundo vale mais profundo do mundo, Vale do Colca.
  • Puno, navegar pelo lago mais alto do mundo, Lago Titicaca.
  • Cusco, visitar o Vale Sagrado e fazer trilhas pelas ruínas mais famosas de Machu Picchu.

Me interessei por esses passeios e queria mais informação de como funcionava esse ônibus. Ele me disse para ir ao Tourist Information Center, lá eu poderia ter mais informação sobre esses lugares turísticos e de outros. Fui ao local e as informações eram como ele me disse, e também comprei a passagem para o dia seguinte.

No dia seguinte, depois do café da manhã, o ônibus foi nos buscar no hostel na hora que me falaram na hora da compra. (Gostei disso porque não havia necessidade de sair para lugar nenhum para procurar pelo ponto que ele passa). O ônibus tinha uma quantidade razoável de gente, não estava tão cheio, nem tão vazio.

Depois de 4 horas de viagem chegamos em Paracas, fomos à Ilha Ballestas, vimos pinguins, leões marinhos e outros seres vivos nativos da região.

A próxima parada foi em Huacachina, um deserto com montanhas altas, que foi perfeito para andar nos bugres e fazer sandboard. Esse é um passeio que recomendo a todos que desejam ir ao Peru. Decidimos passar a noite em Huacachina, já que o lugar foi bem agradável e a hospedagem também estava inclusa no passeio.

No dia seguinte fomos ver as Linhas de Nazca, conhecer as linhas que ninguém sabe ainda por quem e por qual motivo foram feitas e o mais curioso é que são imensas e bem desenhadas.

O seguinte destino foi Arequipa, passei um dia lá para aproveitar o passeio no Vale do Colca, assim pude conhecer o segundo vale mais profundo do mundo.

Em Puno tivemos a oportunidade de conhecer o lago navegável mais alto do mundo e também a população que vive na região, o que me surpreendeu foi a maneira de viver que eles têm apenas com os elementos que o local produz.

Finalmente, chegamos em Cusco e lá era capital do turismo no Peru, outro lugar com muitos estrangeiros como em Miraflores. O amigo que encontrei em Lima e me acompanhou até aqui já tinha tour reservado para a Trilha Salkantay por 5 dias e teve que ir… decidi comprar o ingresso para Machu Picchu lá mesmo, era janeiro período de chuva nessa região do Peru, encontrei ingresso para o dia seguinte, bem cedo.

Por sorte não estava chovendo no dia em visitei a Cidade Perdida de Machu Picchu. Foi um momento agradável que eu passei quando estive lá, alguns dos lugares que conheci no complexo arqueológico foram: Templo do Sol, Templo das Três Janelas, Relógio Solar de Machu Picchu.

Ir para Cusco, visitar apenas o sítio arqueológico de Machu Picchu não faz sentido, achei bonita uma imagem no folheto que vi no hostel em Cusco da Montanha de 7 Cores, ou Montanha Arco-íris, assim que reservei um tour para essa montanha também com a Rainbow Mountain Travel, que às 3:30am estavam no meu hostel para começar a aventura. A paisagem colorida formada pelos minerais da região que vi lá, me fizeram lembrar as cores de algumas bandeiras, como do Peru, Canadá, Japão, pelo avermelhado e as cores claras. Foi um passeio que não planejei e que valeu muito a pena.

Passei mais um dia em Cusco, conhecendo a cultura, a população, o estilo de vida, as feiras pela cidade. No último dia voltei em um voo para o Brasil fazendo uma escala em Lima de 2 horas.

Enfim, embora o Peru preserve muita sua tradição, é um lugar que tem muitos destinos naturais e culturais, também pude voltar alguns anos atrás com a conservação dos monumentos históricos de Lima e Cusco.

No entanto o país é um dos que mais se desenvolve na área do turismo na América Latina. E conforme o país evolui, também cresce as pessoas que querem se aproveitar das outras de maneira desonesta. Graças a Deus comigo deu tudo certo nos passeios e nas viagens, pois as empresas que contratei eram de confiança e tinham o verdadeiro objetivo de dar prazer em viajar aos turistas.